BLOG CONFIG
BRASIL ENTRA EM 2022 COM ALTO RISCO CIBERNÉTICO
No relatório anual de riscos globais da consultoria Control Risks, o risco tem cinco graus: muito baixo, baixo, médio, alto e extremo. O Brasil aparece com grau “alto“.
.A maioria dos executivos (81%) que participou da pesquisa espera que o cenário de ameaças cibernéticas se deteriore significativamente no ano que vem. O estudo, que analisa riscos de Segurança, Política, Terrorismo, cibernético e operacional, diz na sua apresentação.
:“Os Estados não estão conseguindo impedir o comportamento agressivo, à medida que as capacidades cibernéticas ofensivas proliferam entre um número crescente de atores estatais e não estatais. As seguradoras estão questionando a viabilidade de oferecer cobertura para eventos cibernéticos perturbadores. Onde tudo isso acaba? Quase inevitavelmente, com o setor privado se defendendo – sozinho – contra ameaças cibernéticas que estão saindo do controle”.
.
O relatório pondera que Como a dissuasão de estado para estado se mostra ineficaz, a espiral de ameaças cibernéticas crescentes “rivalizará com o impacto do COVID-19 para líderes de negócios e equipes de segurança em 2022. Esses dois fenômenos se alimentam mutuamente, pois a falta de fiscalização fornece espaço para ataques de alto impacto”.
.O mais preocupante em 2022, afirma o estudo, é a tendência de rápido avanço da colaboração aberta entre os estados e os cibercriminosos e o número crescente de maneiras pelas quais os estados estão aproveitando seus talentos cibercriminosos cultivados internamente. Estados como a Rússia, o Irã e a Coreia do Norte se envolveram diretamente na criminalidade ou colaboraram com cibercriminosos domésticos por vários anos
.
.Fonte: https: https://www.cisoadvisor.com.br/brasil-entra-em-2022-com-alto-risco-cibernetico
Fonte: littec.com.br
Lit Tecnologia e Consultoria/Lucia Nascimento