BLOG CONFIG

29 de setembro de 2021

MA: Sefaz simplifica obrigação tributária

A partir da competência setembro de 2021, a SEFAZ começa a desobrigar as empresas do regime normal da entrega simultânea de arquivos de EFD e DIEF para empresas do regime normal. É o que diz a Portaria 405/2021 do secretário da Fazenda que determinou as primeiras 500 empresas que serão dispensadas, que estão relacionadas no anexo único da mencionada Portaria.


A desobrigação da DIEF será por etapas, porque 8 mil, das 20 mil empresas cadastradas como contribuintes do ICMS no regime normal de pagamento do imposto, ainda entregam arquivos da escrituração Fiscal Digital- EFD, sem qualquer informação ou com informação diferente da DIEF.


Várias empresas ainda têm dúvidas no preenchimento da EFD e enviam os arquivos vazios, e com erros, o que pode prejudicar a apuração, gerando infrações fiscais indevidas, apenas por equívoco no preenchimento da escrituração digital.


Portanto, a partir de setembro estão dispensadas da DIEF, 500 empresas que apresentam EFD com resultados iguais aos declarados na DIEF.

Posteriormente, a partir da competência outubro, (com entrega até 25 de novembro), serão dispensados novos contribuintes que estiverem com seus arquivos adequados. A expectativa da SEFAZ é que, até dezembro, todas as empresas contribuintes do ICMS do regime normal de pagamento do imposto, estejam dispensadas da DIEF.


Portanto, para a competência atual, de setembro (entrega até 25/09), ainda está obrigatória a entrega simultânea da DIEF e da EFD, para as empresas do regime normal, que não estão na lista dos 500 que estão dispensados de acordo com a Portaria 405/21.


Hidel Matos, gestor da Unidade Planejamento e Controle da Ação Fiscal da SEFAZ- UPCAF e líder do projeto da conversão da EFD em declaração única, chamou a atenção para os erros identificados nas informações de alguns registros no preenchimento do arquivo da EFD, por essa razão pediu a atenção redobrada , pois com a dispensa definitiva da DIEF, não haverá outra forma de declarar as operações dos contribuintes do ICMS.

Hidel Matos afirmou que os maiores erros foram registrados,

principalmente, nos registros E116 e E250, que tratam das obrigações do ICMS recolhidos e a recolher, especialmente, quando da classificação dos códigos de ordem da tabela 5.4, campo 2 (COD_ORD) e a correlação com os códigos da receita da SEFAZ, campo 5 (COD_REC).


É imprescindível seguir as orientações contidas no Guia EFD SEFAZ com fins de evitar erros que venham prejudicar a qualidade dos arquivos e impactar de forma negativa na geração das contas correntes da EFD.


O guia encontrado em  https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/files?codigo=17830, disponibiliza informações sobre os procedimentos no preenchimento dos arquivos e orienta quanto ao Sistema de autorregularização dos dados incorretos identificados nos arquivos EFD, que está disponível no SEFAZNET.


Segundo o Secretário Marcellus Ribeiro, o que vai determinar a agenda de dispensa da DIEF será a qualidade dos arquivos da EFD que serão enviados em setembro. “Com a conclusão do ciclo de simplificação na entrega de obrigações acessórias, todos os contribuintes do ICMS entregarão apenas uma declaração eletrônica mensal para a SEFAZ”, afirmou o dirigente.


Além disso os contribuintes devem validar o arquivo da EFD seguindo o Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital- EFD/ICMS IPI, conforme Ato COTEPE/ICMS nº 44 de 07 de agosto de 2018 e alterações, disponível no sítio http://sped.rfb.gov.br/


No SEFAZNET, Menu EFD, está disponível no sistema de Autorregularização, a aplicação “Envio de Declarações para Testes”, que permite aos contribuintes, pré-validar os arquivos da EFD, antes do envio em definitivo para a Receita Federal do Brasil – RFB.


Essa pré-validação da aplicação “Envio de Declarações para Testes”, restringe-se às malhas fiscais da SEFAZ e não substitui a validação prévia no Programa Validador e Assinador – PVA-EFD-ICMS/IPI.


Sefaz-MA


Mão de uma pessoa usando uma calculadora ao lado de um laptop; tons de azul escuro.
Por Daniel Canton 23 de janeiro de 2023
Tecnologia no setor fiscal: 6 benefícios para sua empresa.
Homem segurando um tablet, sorrindo. Fundo azul e branco com o texto
Por Daniel Canton 16 de janeiro de 2023
Config VIF MES Perfomance: conheça a solução de gestão de performance industrial
Uma mulher está sentada em uma mesa, olhando para a tela do computador em um escritório pouco iluminado.
Por Daniel Canton 9 de janeiro de 2023
Implementação de compliance fiscal: quais são os desafios?
Mão pressionando um botão liga/desliga ao lado de um ícone de gráfico, sugerindo crescimento e ativação.
2 de janeiro de 2023
Setor fiscal: como aumentar a produtividade do seu time?
Dois operários de fábrica, usando equipamentos de segurança, observam um tablet próximo a uma máquina.
23 de dezembro de 2022
Como o software Config VIF MES Performance pode facilitar um processo de melhoria contínua
Mulher de óculos examina papéis em um escritório com pouca luz. Uma xícara está ao lado.
22 de dezembro de 2022
Recebimento fiscal: como solucionar os problemas mais comuns
Mãos examinando smartphone com imagem, caneta e laptop sobre a mesa.
22 de dezembro de 2022
Por que investir em ferramentas digitais na área fiscal?
Homem com capacete e colete de segurança usando um laptop em um armazém.
28 de novembro de 2022
Indicadores de produção industrial o que são e como obtê-los
Duas pessoas analisando documentos financeiros, uma delas apontando para a tela de um laptop que exibe gráficos, em um ambiente interno.
28 de novembro de 2022
Recebimento Fiscal: quando automatizá-lo?
Pessoa segurando um documento, caneta na mão, olhando para a tela do computador.
28 de novembro de 2022
Como um sistema de gestão fiscal pode ajudar a sua loja?