BLOG CONFIG

18 de fevereiro de 2022

PA: PROREFIS

O Governo do Estado atendeu a solicitação das entidades de classe e prorrogou o período de adesão ao Programa de Regularização Fiscal, (PROREFIS), até o dia 25 de fevereiro. O decreto de número 2.149, que altera o decreto nº 2.103, que instituiu o PROREFIS, será publicada em edição especial do Diário Oficial, ainda hoje.


O Programa de Regularização Fiscal oferece descontos em juros e multas para quitação de débitos tributários referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS; Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA; Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) e da Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM), de fatos geradores  ocorrido até 30 de junho de 2021, inscritos ou não em dívida ativa.


Até hoje pela manhã a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) contabilizou 9.860 adesões ao Programa, sendo 4.188 de ICMS e 5.580 de IPVA. Em valores, os débitos a serem quitados equivalem a R$ 1,3 bilhão.

Para o secretário de Estado da Fazenda, René Sousa Júnior, a prorrogação do Programa atende a uma parcela de empresas que precisava de um tempo maior para definir a quitação dos débitos tributários. “Estamos com uma adesão muito boa do PROREFIS, e o Estado resolveu prorrogar a data do encerramento para dar chance das empresas se regularizarem perante o Fisco, iniciando o ano com equilíbrio fiscal, e assim a economia paraense vai poder de desenvolver ainda melhor. Também tivemos uma resposta muito positiva em relação aos débitos do IPVA, alguns bem antigos, de pessoas físicas, que aproveitam a oportunidade para quitar a dívida e evitam, desta forma, a inscrição em dívida ativa e a cobrança judicial. Então, por favor, aproveitem mais estes dias para fazer a programação tributária, se organizem a quitem os débitos”, estimula ele.


De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), José Fernando Gomes Júnior, a prorrogação é uma excelente notícia para o setor produtivo do Estado, que contou com a forte atuação da SEDEME no pleito junto ao Governo do Pará. “Essa é uma excelente notícia para o setor produtivo do Estado do Pará.


O Estado está prorrogando hoje esse programa que é tão importante para a retomada do crescimento econômico, o PROREFIS, e em atendimento ao um pleito das entidades empresariais do Estado como a Federação das Indústrias (FIEPA), a Federação do Comércio (Fecomércio), a Federação das Associações Comerciais (FACIAPA), a Federação de Agricultura (Faepa), entre outros. Nós, da SEDEME, atuamos de maneira decisiva nisso, por sermos a porta de entrada do setor produtivo junto ao Governo, recebendo essa solicitação e articulando com a SEFA, que realizou todos os estudos para a prorrogação do programa a partir de amanhã”, explica.


“O PROREFIS já é um sucesso, pois proporcionou um recorde de arrecadação em janeiro devido à forte adesão do setor produtivo a essa iniciativa do governador Helder Barbalho que, sensível às dificuldades deste momento de pandemia pelo qual nós ainda estamos passando, atendeu esse pleito das entidades empresariais”, conclui o titular da SEDEME.


A adesão ao PROREFIS é feita pelo site na internet: www.sefa.pa.gov.br/prorefis


O débito consolidado poderá ser pago em parcela única, com redução de até 95% das multas e juros, se recolhido integralmente até 25 de fevereiro de 2022; em 20 parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 85% das multas e juros; em 40 parcelas, com redução de até 75% das multas e juros; ou em 60 parcelas, com redução de até 65% das multas e juros. Os tributos apurados no Simples Nacional, sujeitos à legislação federal, não estão inclusos no PROREFIS estadual.


As dúvidas podem ser esclarecidas pelo call center, 0800.725.5533 ou pelo e-mail atendimento@sefa.pa.gov.br, ou ainda pelo chat no site www.sefa.pa.gov.br

     

     

Fonte Site SEFAZ/PA

:

Mão de uma pessoa usando uma calculadora ao lado de um laptop; tons de azul escuro.
Por Daniel Canton 23 de janeiro de 2023
Tecnologia no setor fiscal: 6 benefícios para sua empresa.
Homem segurando um tablet, sorrindo. Fundo azul e branco com o texto
Por Daniel Canton 16 de janeiro de 2023
Config VIF MES Perfomance: conheça a solução de gestão de performance industrial
Uma mulher está sentada em uma mesa, olhando para a tela do computador em um escritório pouco iluminado.
Por Daniel Canton 9 de janeiro de 2023
Implementação de compliance fiscal: quais são os desafios?
Mão pressionando um botão liga/desliga ao lado de um ícone de gráfico, sugerindo crescimento e ativação.
2 de janeiro de 2023
Setor fiscal: como aumentar a produtividade do seu time?
Dois operários de fábrica, usando equipamentos de segurança, observam um tablet próximo a uma máquina.
23 de dezembro de 2022
Como o software Config VIF MES Performance pode facilitar um processo de melhoria contínua
Mulher de óculos examina papéis em um escritório com pouca luz. Uma xícara está ao lado.
22 de dezembro de 2022
Recebimento fiscal: como solucionar os problemas mais comuns
Mãos examinando smartphone com imagem, caneta e laptop sobre a mesa.
22 de dezembro de 2022
Por que investir em ferramentas digitais na área fiscal?
Homem com capacete e colete de segurança usando um laptop em um armazém.
28 de novembro de 2022
Indicadores de produção industrial o que são e como obtê-los
Duas pessoas analisando documentos financeiros, uma delas apontando para a tela de um laptop que exibe gráficos, em um ambiente interno.
28 de novembro de 2022
Recebimento Fiscal: quando automatizá-lo?
Pessoa segurando um documento, caneta na mão, olhando para a tela do computador.
28 de novembro de 2022
Como um sistema de gestão fiscal pode ajudar a sua loja?