BLOG CONFIG

25 de abril de 2022

PI: Semar divulga dados do Relatório Simplificado dos Planos de Logística Reversa

O decreto contemplou orientações sobre o retorno apenas das embalagens de papel, papelão, metal e vidro, uma vez que, para resíduos como óleos, pilhas e baterias, por exemplo, já há determinações previstas em outros instrumentos legais


Desde janeiro estão fixadas, por decreto, as diretrizes para a estruturação e a operacionalização do Sistema de Logística Reversa de embalagens no Piauí.


Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes tiveram até o dia 31 de março, para envio do Plano de Logística Reversa, que é um documento autodeclaratório e descritivo, que contém as metas e as ações voltadas a viabilizar a logística reversa de embalagens em todo o Estado.


O decreto contemplou orientações sobre o retorno apenas das embalagens de papel, papelão, metal e vidro, uma vez que, para resíduos como óleos, pilhas e baterias, por exemplo, já há determinações previstas em outros instrumentos legais.


“Nesse primeiro momento estamos trabalhando com o percentual de 22% das embalagens recolhidas. Este número foi estabelecido após acordo setorial realizado entre Governo Federal e empresários dos setores envolvidos”, afirma o superintendente do Meio Ambiente, Carlos Moura Fé.


No Piauí, 17 planos assumiram o compromisso de recolher esta quota. Integram estes planos, nove organizações civis de catadores divididas em cinco municípios do Estado: Teresina, Manoel Emídio, Piripiri, São Raimundo Nonato e Parnaíba – com capacidade de triagem somada de 4.656 tonelada ao ano e oito entrepostos locais, também conhecidos como atravessadores, sendo sete em Teresina e um em Floriano, com capacidade de triagem somada de 2,496 tonelada ao ano.


Foram identificadas, ao todo, 3.699 empresas que enviaram o plano de logística no Piauí. “Há ainda cinco planos em processo de prospecção de cooperativas e dois planos em processo de prospecção de entreposto”, esclarece o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal.


As empresas certificadoras são dos mais diversos seguimentos – materiais de higiene pessoal; reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos; indústrias de bebidas; de óleo vegetal; papel; papelão; plástico; aço; metal e, ainda, logística específica para medicamentos.


A ação de logística reversa independe do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. Os comerciantes e distribuidores devolvem as embalagens aos fabricantes ou aos importadores e eles farão a destinação ambientalmente correta do material, minimizando o volume de resíduos sólidos e rejeitos reduzindo os impactos à qualidade ambiental.


A logística reversa é um dos instrumentos previstos na Lei 12.305/2010, que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “É, portanto, um instrumento de desenvolvimento econômico e social que busca viabilizar o retorno dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu próprio ciclo ou em outros ciclos produtivos, com uma destinação final ambientalmente adequada”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e Recursos hídricos, Daniel Marçal.

Importante destacar que a Lei 12.305/2010 também firmou os prazos para que os municípios encerrem seus lixões. “Parnaíba, que tem população superior a 100 mil habitantes, tem até 02 de agosto de 2022. Municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, tais como Floriano, Picos e Piripiri, têm o prazo até 02 de agosto de 2023. Demais municípios, com população inferior a 50 mil, têm até 02 de agosto de 2024 para finalizar as atividades de lixões”, destaca o superintendente do Meio Ambiente, Carlos Moura Fé. Os dados demográficos citados foram baseados no Censo de 2010.


A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente, sociedade e economia, pois ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes na natureza.

Sobre o plano de logística reversa


O plano de logística reversa inclui a qualificação da entidade gestora, uma breve descrição da logística reversa; a qualificação das empresas aderentes e dos operadores logísticos; as metas progressivas e quantitativas; descrição do apoio e estruturação de cooperativas e associações de catadores e, por fim, a descrição do plano de comunicação contemplando a realização de campanhas de divulgação sobre a importância da participação dos consumidores e dos demais agentes envolvidos nos sistemas de logística reversa e no ciclo de vida dos produtos.


A partir destas informações, se dá o processo de homologação que envolve a verificação de documentos obrigatórios, a auditoria de operador logístico, a validação de comprovante de origem seguido da comprovação junto a receita federal e do registro junto ao verificador.



Fonte Site Governo/PI

:

Mão de uma pessoa usando uma calculadora ao lado de um laptop; tons de azul escuro.
Por Daniel Canton 23 de janeiro de 2023
Tecnologia no setor fiscal: 6 benefícios para sua empresa.
Homem segurando um tablet, sorrindo. Fundo azul e branco com o texto
Por Daniel Canton 16 de janeiro de 2023
Config VIF MES Perfomance: conheça a solução de gestão de performance industrial
Uma mulher está sentada em uma mesa, olhando para a tela do computador em um escritório pouco iluminado.
Por Daniel Canton 9 de janeiro de 2023
Implementação de compliance fiscal: quais são os desafios?
Mão pressionando um botão liga/desliga ao lado de um ícone de gráfico, sugerindo crescimento e ativação.
2 de janeiro de 2023
Setor fiscal: como aumentar a produtividade do seu time?
Dois operários de fábrica, usando equipamentos de segurança, observam um tablet próximo a uma máquina.
23 de dezembro de 2022
Como o software Config VIF MES Performance pode facilitar um processo de melhoria contínua
Mulher de óculos examina papéis em um escritório com pouca luz. Uma xícara está ao lado.
22 de dezembro de 2022
Recebimento fiscal: como solucionar os problemas mais comuns
Mãos examinando smartphone com imagem, caneta e laptop sobre a mesa.
22 de dezembro de 2022
Por que investir em ferramentas digitais na área fiscal?
Homem com capacete e colete de segurança usando um laptop em um armazém.
28 de novembro de 2022
Indicadores de produção industrial o que são e como obtê-los
Duas pessoas analisando documentos financeiros, uma delas apontando para a tela de um laptop que exibe gráficos, em um ambiente interno.
28 de novembro de 2022
Recebimento Fiscal: quando automatizá-lo?
Pessoa segurando um documento, caneta na mão, olhando para a tela do computador.
28 de novembro de 2022
Como um sistema de gestão fiscal pode ajudar a sua loja?