BLOG CONFIG
Ataque hacker tira do ar sites de 245 prefeituras de Santa Catarina
O site da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) responsável pelos serviços de 295 prefeituras catarinenses sofreu um ataque hacker nesta quarta-feira, 01/12. Pelo menos 245 sites ficaram fora do ar, entre eles, de cidades como Tubarão, Laguna, Imbituba, Biguaçu, São Bento do Sul, Xanxerê e Navegantes. O ataque hacker foi confirmado pelo presidente da Fecam, Clenilton Pereira. “Nesta manhã, 1º de dezembro, o portal da Fecam recebeu uma invasão de hackers. Fiquem tranquilos, estamos aqui para tranquilizar”, garantiu.
A invasão aconteceu na madrugada da quarta-feira, 01, e os criminosos, revelou em nota oficial a Fecam, divulgarm mensagens de cunho ofensivo, com teor político e contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19. “Não queremos máscaras nem distanciamento social. Bolsonaro 2022.”
No informe, a Fecam diz que “é uma defensora intransigente da vacinação e das medidas protetivas. Como resposta a este ataque, a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos, estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível”.
A instituição assegura que novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, que ocorreu apenas no sistema antigo. E complementa informando que há um processo de migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios. “Todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades civis e criminais do ato estão sendo tomadas pela FECAM. Informamos ainda que até o momento somente as páginas iniciais dos portais foram afetadas”, finalizou a entidade.
*Com informações dos jornais de Santa Catarina e Rádio Rural
Fonte:Convergência Digital