BLOG CONFIG
4 principais problemas gerados pela dificuldade de recepção de NFS-e

O pagamento de tributos pode ser complexo, até porque cada Fisco, municipal, estadual ou distrital e federal têm seus próprios meios para realizar a fiscalização. Por isso, preparamos um artigo com os 4 principais problemas derivados da dificuldade de recepção de NFS-e.
Mesmo com os esforços dos Fiscos para simplificar e padronizar processos de emissão de notas fiscais e demais documentos referente a obrigações acessórias dos contribuintes, ainda se vê diversas dificuldades na recepção de NFS-e.
Uma das principais explicações é que não existe uma padronização, sendo todo o processo coordenado por prefeituras, assim, dificultando a automatização de processos.
Confira os principais problemas para a recepção de NFS-e bem como resolvê-los.
1. Dificuldade de integração com sistemas de gestão
O formato padrão das NFS-e é o modelo XML, de modo que os sistemas de gestão modernos o reconhecem, possibilitando a automatização de processos. No entanto, boa parte das prefeituras não utiliza o XML como padrão de documento eletrônico.
De modo que na recepção de NFS-e a empresa poderá lidar com vários formatos, como PDF, JPG, JPEG, notas impressas e até links entre outros.
Além de impossibilitar a automatização com mais facilidade, causa problemas derivados da baixa qualidade de imagem e elegibilidade dos arquivos.
2. Maior probabilidade de erros
Como cada prefeitura tem o poder de coordenação na emissão de notas fiscais, não existe uma padronização de arquivos, de forma que em cada município é necessário preencher campos específicos em layouts únicos.
De forma geral, o trabalho manual e repetitivo têm maior probabilidade de apresentar falhas, podendo campos serem preenchidos de forma incorreta ou deixar de serem preenchidos.
Tal situação pode gerar pagamentos incorretos, tributação a mais, declarações acessórias erradas, entre outros fatores.
3. Necessidade de equipes maiores
Não havendo uma automatização e por necessitar de processos manuais e repetitivos, é necessário contar com uma equipe maior para preencher as notas fiscais de serviço.
Um alto índice de retrabalho derivado de informações incorretas e erros nos processos trazem ainda mais carga de trabalho para a equipe.
4. Impostos calculados de forma incorreta
A contabilidade tributária e fiscal é muito importante para uma empresa. Se feita de forma incorreta, pode resultar no pagamento a mais ou a menos de tributos - e ambos são prejudiciais para a organização.
Pagar impostos fora do prazo, em valor incorreto, ou deixar de cumprir obrigação acessória pode trazer graves consequências, como o pagamento de multas ou até a incidência de crime fiscal, a depender do caso.
Pagar impostos a mais representa um custo além do previsto, o que pode trazer problemas no planejamento financeiro da empresa.
Como pudemos ver, são diversos os problemas que impostos calculados incorretamente podem causar. O cálculo de impostos, principalmente o ISS – Imposto sobre Serviços, que é de competência municipal, é dificultado pelas diferenças logísticas e operacionais que existem entre cada prefeitura.
Especialmente para empresas que atuam em diversos municípios e estados, a diferença de legislação, como a alíquota aplicável, e o formato da NF-e, podem causar grandes dores de cabeça.
Agora que você já conhece
os principais problemas gerados pela dificuldade de recepção de NFS-e, conte uma tecnologia inteligente e uma solução especializada e consolidada para atender toda a legislação fiscal do Brasil. Tudo isso de forma integrada e de fácil gerenciamento.
Entre em contato conosco agora mesmo e agende uma reunião sem compromisso com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas dentro deste universo de recepção de NFS-e e assuntos relacionados!