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set. 05, 2022

Validação do GTIN: o que muda e quais os seus benefícios




  • Preenchimento do GTIN em notas fiscais começará a ser obrigatório a partir do dia 12 de setembro.

  • A medida visa aumentar a rastreabilidade das operações comerciais envolvidas em todas as cadeias produtivas.


A partir de 12 de setembro, os autorizadores de NF-e ou de NFC-e passarão a rejeitar esses documentos fiscais caso um GTIN citado na nota fiscal não exista ou não esteja em conformidade com as regras do CCG. 


Esse processo será realizado por etapas, a partir do dia 12, será obrigatório apenas para os segmentos de medicamentos, brinquedos e cigarros.


O cadastro do GTIN é
obrigatório para a indústria, dona da marca, para o comerciante é necessário ter o código correto em seu cadastro de produtos.


Por isso recomendamos que os clientes (comércio, revendedor, varejo) solicitem aos seus fornecedores a relação dos produtos com o código GTIN.


A partir de junho de 2023, o preenchimento do código GTIN válido e correto será exigido em todas as operações comerciais de todos os segmentos da economia.





O que é o GTIN?

O GTIN é um identificador para itens comerciais, administrado e atribuído mundialmente pela GS1 (Global Standards One). Em princípio, o GTIN serve para identificar produtos e serviços em todo o mundo sem sobreposição, referindo-se a informações comerciais armazenadas em arquivos de computador – como preços, condições, fornecedores, designações, agrupamentos de produtos ou numeração especial.


O GTIN é usado sempre que os produtos que podem ser registrados e processados ​​automaticamente precisam ser marcados. Como regra, o GTIN é sempre composto por 13 dígitos puramente numéricos. Ele representa o novo padrão na marcação de produtos, uma vez que substituiu o EAN (European Article Number) anteriormente comum em 2009.


Em resumo, o GTIN é um número individual com validade internacional que serve para identificar produtos ou para buscar informações de produtos em um banco de dados.

Quais os benefícios do GTIN na NF-e?

 

Além da obrigatoriedade do preenchimento do GTIN, também existem uma série de benefícios ao aplicá-lo em uma NF-e. Dentre os mais importantes, destacamos a automação no recebimento das notas, redução de erros, agilidade operacional, melhoria no controle de estoque, conferência do pedido enviado com a NF-e recebida, código único para controle de produtos e rastreabilidade.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Visibilidade para seu produto e mais negócios para sua empresa: com o Cadastro Nacional de Produtos a gestão de seus produtos fica muito mais fácil. Sua empresa cadastra todas as informações técnicas de produtos, gera os códigos de barras (GTIN), permite compartilhar os dados com parceiros de negócio e até imprime etiquetas para inserir nas embalagens.

 


Como se enquadrar à nova regra?

Antes de mais nada, é necessário fazer um cadastro junto à GS1 Brasil, que é a responsável pela emissão de licença para codificar os itens comercializados.


  • Em seguida, você precisa possuir um código de barras com GTIN padrão GS1 (organização responsável pelo licenciamento). Caso ainda não seja associado, acesse aqui e saiba como fazer.

  • Nesta etapa do processo você precisa preencher o cadastro nacional de produtos, saiba mais clicando aqui.

  • Agora é necessário o preenchimento dos atributos de seus produtos. Esta é uma etapa muito importante, portanto preencha corretamente para evitar problemas futuros. 


Após concluir todas essas etapas, ainda temos uma muito importante e essencial para o processo que é a
ANÁLISE e VALIDAÇÃO de todos os dados.   


Esta parte de análise e validação deve ser feita por uma empresa especializada para evitar dores de cabeça no processo. Neste momento, você pode contar com o apoio da
Config para realizar essa tarefa de maneira eficiente.


A Config
possui uma solução chamada Triangulus. Trata-se de uma solução desenvolvida com foco em levar praticidade e agilidade para a sua empresa com diversas frentes relacionadas a documentos eletrônicos.



PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES:


  • Integração por API;

  • Portal WEB para acompanhamento dos processos.



Se você ainda estiver com dúvidas, saiba que a
Config pode auxiliar sua gestão de documentos fiscais de maneira prática e com quem tem a expertise de 26 anos no mercado. Tudo isso de forma integrada e de fácil gerenciamento. 


Entre em contato conosco agora mesmo e agende uma reunião sem compromisso com um de nossos especialistas!



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