BLOG CONFIG
Digitalização exige adequação de 225 órgãos públicos à LGPD
O governo federal admite que as questões de segurança e privacidade são mais recentes que o processo de digitalização dos serviços públicos. Mas segundo a secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, o tema já se tornou prioritário na estratégia de transformação digital da administração. A partir de diagnóstico voltado aos 225 órgãos federais, um conjunto de guias aponta o passo a passo para cada gestor na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.
“Dentro da estratégia de transformação digital, um dos pilares é ser confiável. Nesse eixo temos a implementação da LGPD nos 225 órgãos de governo, com todos tendo seus DPOs, garantindo segurança das plataformas. Só faço transformação digital se tiver a preocupação de proteger dados pessoais e sensíveis”, afirmou o diretor do departamento de Governança de Dados e Informações da SGD, Leonardo Ferreira.
O tema foi discutido em seminário durante a Semana da Inovação. Segundo Ferreira, em que pese a preocupação com segurança de dados ter chegado atrasada, o governo já tem as ferramentas para que cada gestor público incorpore os princípios da LGPD, especialmente diante dos procedimentos para oferta de determinado serviço no formato digital.
Luís Osvaldo Grossmann .
Convergência Digital