O modelo de TI como serviço veio para ficar e exige uma disponibilidade dos sistemas para garantir a oferta dos serviços ao consumidor, observa o Assessor de TIC da LTA-RH Informática, Marcos Formaggi. Segundo ele, os clientes entendem que o as a service é uma forma muito interessante de trabalhar com novas tecnologias, mas Formagi faz um alerta: é preciso cuidado com a segurança, com o gerenciamento e com o monitoramento das aplicações.
"O mundo digital demanda muitas entregas e as necessidades de proteção mudaram. O antivírus baseado em vacina, por exemplo, não funciona mais. São necessárias ferramentas que analisem o comportamento da rede, do backup e todas com as novas tecnologias disponíveis como Inteligência Artificial e Machine Learning", afirma o especialista da LTA-RH Informática.
O especialista em soluções da Intel, Marcio Paulino, lembra que tecnologia precisa se moldar à demanda do cliente. "Todo mundo se irrita quando um serviço digital não funciona. Para o serviço ficar disponível tem de ter infraestrutura, tem de ter conexão, tem de ter rede e tem de ter o reparo remoto. A tecnologia VPro faz isso. Ela dá acesso remoto a máquina para fazer qualquer correção necessária", diz. Paulino lembra que as novas tecnologias, como o machine learning, são usadas para detectar ataques de ransomware nos PCs. Assistam a entrevista com Marcio Paulino, da Intel, e Marcos Formaggi, Assessor de TIC da LTA-RH Informática.
Fonte: Convergência Digital