BLOG CONFIG

18 de novembro de 2021

Inteligência Artificial: marco legal, definições e limites no Brasil

A inteligência artificial (IA) é uma realidade no Brasil. Serviços de atendimento por voz, chat e outros dispositivos de mensagem já se baseiam em aplicações de IA - isso apenas para falar de uma funcionalidade que está presente no nosso dia a dia. Assim como outros avanços tecnológicos, a legislação precisa correr atrás da máquina para se atualizar. É o que acontece agora com a proposição de um Marco Legal para a Inteligência Artificial no país.


A Câmara dos Deputados aprovou, em Brasília, uma proposta com essa finalidade. O texto ainda depende de análise do Senado Federal. Ele define fundamentos e princípios para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial, além de prever diretrizes para o fomento e atuação do poder público sobre o tema. Em outras palavras, define o que é IA, quais são as obrigações de quem desenvolve os sistemas, os direitos de quem os utiliza e limita que apenas a União poderá legislar e editar normas sobre a matéria. 


Pelo texto que propõe o marco legal, passa a ser considerado inteligência artificial “o sistema baseado em processo computacional que, a partir de um conjunto de objetivos definidos por humanos, pode, por meio do processamento de dados e informações, aprender a perceber, interpretar e interagir com o ambiente externo, fazendo predições, recomendações, classificações ou decisões. Entre eles estão os sistemas de aprendizagem de máquina (machine learning), incluindo aprendizagem supervisionada, não supervisionada e por reforço.”


A proposta também define direitos dos usuários dos sistemas de inteligência artificial. Entre eles, é preciso ter “a ciência da instituição que é responsável pelo sistema, o direito de acesso a informações claras e adequadas a respeito dos critérios e dos procedimentos utilizados pelo sistema''. No Brasil, o texto do marco legal foi inspirado nos conceitos e diretrizes da Recomendação sobre Inteligência Artificial da Organização dos Estados para o Desenvolvimento Econômico (OCDE).


Mas em todo o mundo, os países já despertaram para a importância estratégica do desenvolvimento de uma política sobre inteligência artificial. A União Europeia aprovou um novo plano com regras e ações destinadas a transformar a região no “polo mundial da inteligência artificial fiável”. A vice-presidente executiva do programa, Margrethe Vestager, declarou: “No domínio da inteligência artificial, a confiança é um imperativo, não um acessório.” 


Para além da confiança, a ética é outra questão que a União Europeia coloca como central na discussão sobre aplicações de inteligência artificial e aprendizado das máquinas. Começamos a explorar um terreno novo. E o Brasil dá um passo certo ao fazer a discussão de regras claras antes de avançarmos neste universo. Afinal, mais importante do que as máquinas, é fundamental garantir limites que preservem os humanos acima de tudo. 



Octávio Carradore

Convergencia Digital


Mão de uma pessoa usando uma calculadora ao lado de um laptop; tons de azul escuro.
Por Daniel Canton 23 de janeiro de 2023
Tecnologia no setor fiscal: 6 benefícios para sua empresa.
Homem segurando um tablet, sorrindo. Fundo azul e branco com o texto
Por Daniel Canton 16 de janeiro de 2023
Config VIF MES Perfomance: conheça a solução de gestão de performance industrial
Uma mulher está sentada em uma mesa, olhando para a tela do computador em um escritório pouco iluminado.
Por Daniel Canton 9 de janeiro de 2023
Implementação de compliance fiscal: quais são os desafios?
Mão pressionando um botão liga/desliga ao lado de um ícone de gráfico, sugerindo crescimento e ativação.
2 de janeiro de 2023
Setor fiscal: como aumentar a produtividade do seu time?
Dois operários de fábrica, usando equipamentos de segurança, observam um tablet próximo a uma máquina.
23 de dezembro de 2022
Como o software Config VIF MES Performance pode facilitar um processo de melhoria contínua
Mulher de óculos examina papéis em um escritório com pouca luz. Uma xícara está ao lado.
22 de dezembro de 2022
Recebimento fiscal: como solucionar os problemas mais comuns
Mãos examinando smartphone com imagem, caneta e laptop sobre a mesa.
22 de dezembro de 2022
Por que investir em ferramentas digitais na área fiscal?
Homem com capacete e colete de segurança usando um laptop em um armazém.
28 de novembro de 2022
Indicadores de produção industrial o que são e como obtê-los
Duas pessoas analisando documentos financeiros, uma delas apontando para a tela de um laptop que exibe gráficos, em um ambiente interno.
28 de novembro de 2022
Recebimento Fiscal: quando automatizá-lo?
Pessoa segurando um documento, caneta na mão, olhando para a tela do computador.
28 de novembro de 2022
Como um sistema de gestão fiscal pode ajudar a sua loja?