O aumento gigantesco dos processos digitais exige das empresas uma adaptação nos seus negócios, o que nem sempre acontece, observa o CTO da Leadcomm, Edson Carlotti.
Segundo ele, ter um negócio digital implica entender que é suscetível a um ataque hacker. "Na prática, entender as consequências da transformação digital é o melhor passo para fazer um negócio seguro, mas é bom saber que cada um terá o seu impacto", observa.
Carlotti orienta: as empresas precisam perguntar, antes de agir: quais são as informações sensíveis que eu lido? Se essas informações vazarem, que tipo de prejuízo eu vou ter no meu negócio e para o cliente? São perguntas obrigatórias para encontrarem ações no plano estratégico de migração de um negócio físico para um digital.
Indagado sobre o nível de maturidade em segurança das empresas nacionais com a transformação digital, o executivo da Leadcomm considera ainda baixo porque a análise dos impactos da digitalização nos negócios exige conhecimento e faltam bons profissionais no Brasil e no mundo.
"A verdade é que a necessidade de especialistas de segurança cibernética é muito maior do que a disponibilidade desse especialista. Há uma demora preocupante na capacitação desse profissional", observa Carlotti.
Assista o posicionamento do CTO da Leadcomm sobre a transformação digital no Brasi
Meus dados vazaram. O que posso fazer para mitigar o prejuízo do meu negócio? - YouTube
Fonte:Convergência Digital